top of page

Resenha Spotlight: Segredos Revelados (2015)


Foto: Reprodução

O filme que conquistou o Oscar na categoria de Melhor Filme traz uma história que todos os alagoanos conhecem. Uma polêmica que envolve a cidade de Arapiraca, assim como muitas outras no mundo. O filme mostra a história de um grupo de pessoas que trabalham em uma seção de um jornal famoso dos Estados Unidos, o Boston Globe.

Quatro jornalistas fazem parte do Spotlight, uma equipe que trabalha com reportagens especiais, que normalmente duram muito tempo para ser realizadas completamente. Na chegada de um novo editor ao Boston Globe, uma nova maneira de visualizar um caso é passado para o Spotlight.

A história é o grande número de padres pedófilos em Boston. No entanto, ao adentrar na história, os jornalistas descobrem que a Igreja Católica sempre esteve por trás para cobrir todos os casos de pedofilia, sem que eles sejam divulgados na mídia.

O longa mostra como o trabalho do jornalista é feito, e como esse grupo, em particular, é determinado para realizar um trabalho correto. A motivação profissional dos repórteres acaba justificando a hipocrisia de uma parte da Igreja, da burocracia envolvendo uma empresa gigantesca, e, principalmente, do abuso decorrente dos menos favorecidos economicamente.

No filme é mostrado como os jornalistas vão perdendo a fé e a vontade de ir para a Igreja. Isso é uma realidade dentro da redação, onde há jornalistas e repórteres que não têm religião, ou que não acreditam em divindades. Entretanto, o longa não tem o papel de tirar a fé dos telespectadores, apenas de mostrar a realidade dentro de uma parte da Igreja Católica, que tentou acobertar casos de inúmeros padres pedófilos.

Spotlight mereceu o prêmio porque mostra uma realidade quase desconhecida da população: como os casos de pedofilia acontecem em todos os lugares do mundo. Entretanto, nunca foi mostrado como um grupo de pessoas quase destruiu o sistema interno, burocrático e quase infalível da Igreja.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page