União dos Palmares, a 'gigante' da zona da mata
No interior de Alagoas, a cidade de União dos Palmares detém uma variedade cultural pouco vista em municípios pequenos. São inúmeros os locais para visitação, onde é possível aprender sobre a história da localidade, bem como de filhos importantes da terra palmarina.
A Serra da Barriga possui toda a exuberância da natureza, junto ao forte passado histórico do quilombo mais conhecido do país, onde agora existe o Parque Memorial Zumbi dos Palmares. Na comunidade do Muquém, pode-se visitar dona Irinéia e suas estátuas de barro, famosa artesã e Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas.
O mercado do artesanato, que fica na linha desativada do trem, conta com objetos feitos pela comunidade, muitos de origem quilombola, e mostram os talentos dos moradores da região. Já museu Maria Mariá é uma excelente oportunidade de aprender um pouco sobre essa mulher à frente de seu tempo, feminista que lutava com bravura pelos direitos das mulheres.
O local possui artigos que pertenceram a professora, além de artigos jornalísticos e fotografias colecionados por Mariá. Outro museu muito visitado é a Casa do Poeta Jorge de Lima, onde é possível aprender mais sobre a vida e obra do famoso escritor alagoano, filho ilustre de União dos Palmares e mais um exemplo da forte riqueza cultural da cidade.