Grafite como arte em Maceió
Em uma cidade de mar e sol brilhante, nos deparamos com muros cheios de formas e cores. É difícil não se encantar com os grafites desenhados nos muros do bairro do Jaraguá e nos trens que circulam parte de Maceió. Esses grafites representam a valorização da arte urbana, a vitória do preconceito e as dificuldades que todo grafiteiro tem no começo de sua vida artística.
Os muros podem servir como telas de pintura e para dar voz a quem não tem. O grafite representa força, rebeldia, paixão pela arte e beleza artística. No entanto, há muitas pessoas que não consideram o grafite como arte.
Em 2011, a presidente à época, Dilma Rousseff, sancionou a lei 12.408 que discrimina o ato de grafitar levando em consideração que se faz necessário a autorização do proprietário ou órgão competente para a liberação da pintura, tida antes como crime e degradação pública.
O grafite surgiu no fim da década de 60 e inicio da década de 70, nas ruas da Filadélfia e de Nova Iorque, e nasceu junto ao movimento do Hip Hop tendo como objetivo refletir a realidade dos menos favorecidos.
Pelas ruas da cidade de Maceió, é possível encontrar a beleza e a criatividade de grafiteiros como Joe Santos, Nathalia Ursa, Yara Barbosa, Alex Viturino, Anderson Silva e outros. Inúmeros pontos da capital alagoana já ganharam um novo estilo, graças a projetos como o Viva Cultura, realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultura (Fmac) e a Petrobras. Além do Projeto Arte na Rua, apoiado pela prefeitura de Marechal Deodoro.
Sejam nos trens, em viadutos como o Washington Luiz ou o Oscar Ramalho Fontes Lima e até mesmo no Ministério Público Federal (MPF), o cenário é repleto de vida, colorido e cheio de palavras não ditas, mas expressadas através da arte.
A maior obra realizada no estado com grafites foi em Marechal Deodoro, com mais de 3 mil metros quadrados, os paredões dos viadutos da rotatória da praia do Frances ganharam cor e vida. O grafite remete à praia e ao complexo lagunar, com referências ao surfe, arrecifes, frutas da estação, gastronomia das marisqueiras e outras características da região. Além de fazer um convite à cultura e história de Marechal.